Como a atividade física pode auxiliar na prevenção e tratamento do câncer de mama
Saiba como prevenir e tratar o câncer de mama fazendo atividade física
Pesquisadores da Universidade de Estetino, na Polônia, apontaram que as mulheres com menor probabilidade de desenvolver Câncer de Mama dedicavam sete horas ou mais na semana às atividades físicas, treinando em um ritmo de moderado a intenso.
“Entre outros benefícios, esforços dessa magnitude elevam significativamente o gasto metabólico”, diminuindo assim a obesidade, fator que pode influenciar no aparecimento da doença, informa o professor de educação física Cassiano Merussi Neiva, da Universidade Estadual Paulista, em Bauru.
A importância dos exercícios em mulheres com câncer
Uma mulher já diagnosticada também leva vantagem ao se movimentar. “Os exercícios eliminam o excesso de lipídios que circulam no sangue. Aí, essas moléculas não são tão aproveitadas pelo tumor como substrato para seu desenvolvimento”, descreve Merussi Neiva. “A atividade física ainda reduz a formação de vasos ao redor do câncer, que servem para abastecê-lo de sangue”, completa Christina. Em outras palavras, é como se corridas e pedaladas auxiliassem a matar o inimigo de fome.
“É absolutamente necessário se submeter a uma avaliação completa com o objetivo de identificar eventuais restrições de movimento ou uma anemia, por exemplo”, observa Sousa Cruz.
Não é proibido calçar o tênis e dar suas passadas por aí durante o tratamento. Os exercícios atenuam o cansaço e as náuseas, efeitos colaterais decorrentes da própria terapia. Além disso, tirar o corpo do marasmo promove mais autonomia à paciente, melhora seu bem-estar e ainda ajuda a paciente a relaxar e dormir com mais facilidade.
E a musculação?
Verdade que a maioria dos artigos se debruça sobre o potencial das atividades aeróbicas, como caminhada e corrida, contra o tumor de mama. No entanto, levantar peso cerca de duas vezes por semana também deveria integrar o protocolo de treinamento das mulheres acometidas pela doença. “O exercício resistido diminui o linfedema, um inchaço que às vezes aparece nos braços delas”, exemplifica Merussi Neiva.
Leia mais em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/saiba-como-prevenir-e-tratar-o-cancer-de-mama-fazendo-atividade-fisica/
Compartilhar